Comunidade Nossa Senhora Aparecida

NossaSenhoraAparecidaA Comunidade Nossa Senhora Aparecida foi fundada no mês de junho de 1979, e contava com a participação de Aurelina Maria de Jesus, Antônia Borges Ribeiro, José Eretides, Ana Maria Eretides,e demais moradores do bairro.

As pessoas se reuniam em oração nas casas, e as missas aconteciam nas próprias casas. O padre que presidia as missas era o Padre João Carlos, e posteriormente o Padre Elídio Mantovani, na capela localizada na Av. São Fernando.

Em dezembro de 1990, mudou-se para o Jd.Júlio a família do Sr. Gilberto e da Dona Maria,que,a convite de sua vizinha Dona Marluce,começou a participar da reza nas casas e da santa missa,onde conheceu a coordenadora Dona Maria Socorro de Aquino, o Sr. José Eretides e sua esposa Dona Ana,alguns membros da comunidade.

No ano de 1991, o pároco Padre Sérgio Bonassa convidou Dª Marisa Silva Colombo para fazer parte da coordenação que, com muita alegria, se colocou a disposição e com união, esforços, trabalho e oração de todos,no dia 10 de maio de 1992,às 16hs, após a procissão de Nossa Senhora Aparecida e missa solene com a 1ª Comunhão de 10 crianças da comunidade, foi dado a bênção da capela construída na Av.Mina nº 36, Jd.Júlio,e a bênção da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A partir de então, passou-se a rezar o santo terço todas as sextas-feiras às 20:00hs, a catequese aos sábados,curso de preparação para o Batismo no 2º domingo de cada mês às 15hs, Santa Missa celebrada no 2º domingo às 16hs e as celebrações da palavra também às 16:00hs.

Em 1993, após cenáculo realizado na capela pelo Padre Sérgio Bonassa, o Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica passou a evangelizar nas casas sob a coordenação de Eliene Rodrigues de Almeida.

No mesmo ano, houve a chegada do Padre Atílio de Souza, na época diácono,que assumiu a paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja e suas comunidades, sendo apresentado em missa solene presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Manuel Vieira.Após sua ordenação sacerdotal, Padre Atílio implantou as formações, cursos, palestras, formações para agentes de pastoral, equipes de liturgia,etc.

Com isso, as missas e celebrações na comunidade passaram para às 8:30hs da manhã; nas quartas-feiras, a celebração da palavra às 20:00hs e a reza do santo terço às 20:00hs às terças-feiras. Com o incentivo de alguns jovens, o apoio do pároco e colaboração da Dª Lia da matriz, nasceram os Apóstolos da Caridade, jovens comprometidos em ajudar famílias carentes através de coleta de alimentos doados mensalmente por famílias cadastradas no bairro. Esses alimentos são distribuídos em cestas e entregues às famílias na comunidade sob a coordenação de Dona Maria e equipe.

Por meio dos Apóstolos da Caridade, nasceu o grupo de jovens UJC (União Jovens com Cristo), equipe de Liturgia, que atua com as demais pastorais já existentes na comunidade. Com o crescimento da comunidade, houve a necessidade de um local mais amplo para acolher melhor os fiéis. Com apoio e orientação do nosso pároco, a união dos coordenadores, membros, colaboradores, a direção do Espírito Santo e a materna intercessão de Nossa Senhora, no dia 12 de outubro de 2001 foi realizada a missa solene com a bênção da nova capela de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Francisco Manuel Vieira, concelebrada pelo pároco Padre Atílio de Souza, participação do Padre Marcos Funchal, na época diácono, que proclamou o santo evangelho.

Com o desenvolvimento da comunidade, o número de colaboradores aumentou, e com isso, se consolidou as pastorais e ministérios, de forma mais organizada, podendo sempre contar com a participação de ministros da comunidade e paróquia, pastoral da Acolhida, agentes de Pastorais e paroquianos, dando início assim as formações, encontros familiares, tardes de louvor, retiros, preparação para Primeira Comunhão, confissão dos catequizandos e catequistas, encontros de jovens, dentre outros trabalhos.

Em março de 2004, com a renovação paroquial de coordenadores e ministerial, Dona Marisa, Dona Maria e equipe passam a coordenação para o Sr. Servino Batista de Souza e equipe, que recebem a bênção para dar continuidade aos trabalhos da comunidade.

Sr. Servino ficou responsável pela coordenação geral, com o auxílio da sra. Luzia e demais coordenadores, sendo eles: Graziela – Liturgia; Zé Carlos – Ministros da Comunhão; Neuza – Batismo; Antônia – Catequese; José Fernando Cordeiro da Silva – Finanças; Eliene – Grupos de Oração e Elenilza Borges Ribeiro – grupo de jovens.

Oração da Padroeira da Comunidade (Nossa Senhora Aparecida)

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a minha Língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção.

Consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, Ó Rainha Incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas.

Acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, Ó Celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu por toda a eternidade.