Comunidade Sagrada Família

SagradaFamiliaEm 1980, iniciou a construção da Capela Sagrada Família, em um terreno localizado no numero 28 da Rua Francis D’Horntts, hoje com o numero atualizado, 172, Jd Alberto – Barueri. Com a idéia do Padre Mario e dos padres da Congregação da Sagrada Família, da Itália, e com o apoio do Coordenador de Comunidade o Sr. Velozo (in memorian), e mais quinze pessoas, começaram a edificar a igreja. Os recursos para as obras vieram da Alemanha, Itália e de toda comunidade.

No dia 12 de Outubro de 1981, é celebrada a Santa Missa de inauguração da capela, presidida pelo Padre. Ângelo, superior da Congregação Sagrada Família, da Itália. Em dezembro deste mesmo ano, foi colocado na porta de entrada da igreja, o quadro da Sagrada Família, em cerâmica, adquirido com recursos de doações das famílias da comunidade.

“Em 1984, é criada a campanha do banco”, assim, cada família, doa o valor equivalente a um banco, dois, e até cinco bancos por família. Em 1987, substituí o piso da igreja, na oportunidade a sacristia é ampliada, com a construção de uma nova parede de fundo da sacristia e revestida de madeira, que até então era de tijolinho a vista.

Em maio de 1990, foi concluída a construção da frente da igreja, com acabamento em pedras, em substituição ao acabamento de tijolinho a vista, e também a construção da arca. Em novembro do mesmo ano, foram substituídos os vitrais, pelos vitrais atuais. A comunidade tinha como pastorais de grupo, Dizimo, Ordem e Limpeza, Grupo de Oração do Terço e Novena, e Catequese.

Em 1993, a comunidade assim como toda a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, acolhe, em 22 de Setembro o Padre Atílio de Souza como Pároco desta Paróquia. Com a chegada do Padre Atílio, toda a comunidade se enche de vigor, dinamismo e entusiasmo, para os trabalhos comunitários.

No ano de 1996, Recebe o envio para Ministros da Comunhão por imposição das mãos do Bispo da Diocese de Osasco Dom Francisco Manoel Vieira, dois agentes da comunidade, D. Iolanda e D. Carmem, em Missa Solene, celebrada por D. Francisco e concelebrada pelo Padre José Maria e o Padre. Atílio.

A partir de 2002 são incorporados à comunidade novos grupos de pastorais: Liturgia, coroinhas, Grupo de perseverança, formado pelos crismados da comunidade, grupo de visitas aos enfermos, grupo de assistência as famílias carentes, e a equipe de Finanças. Em 2010, com incentivo do Padre Atílio, as imagens do Nosso Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, saem das comunidades em procissões.

Oração dos Padroeiros da Comunidade (Sagrada Família)

Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Nós vos agradecemos pela convivência exemplar que tivestes no cumprimento da vontade do Pai. Que em nossos lares floresçam as virtudes que animaram vosso lar em Nazaré: caridade, humildade, diálogo, compreensão e ternura.

Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Intercedei por nossas famílias que hoje passam por grandes dificuldades e crises (pode-se fazer um pedido).

Queremos também pedir a graça de sempre colaborar com a nossa vida e testemunho, para que outras famílias descubram os caminhos do amor, da compreensão, do
diálogo sincero e da paz.

Jesus, Maria e José. Rogai a Deus por todas as famílias. Amém!