Comunidade São José de Anchieta

BeatoJosedeAnchietaA comunidade teve o seu surgimento em 1982 com celebrações nas casas e nas ruas do bairro. Para melhor organização e acomodação o Padre Elídio Mantovani escolheu uma das casas para ser um ponto de referencia para realização das celebrações. A partir deste momento foram realizados vários eventos para a compra do terreno e construção da igreja.

A pedra fundamental foi colocada no dia 29 de abril de 1990 pelo Padre Sergio com a realização de missa solene.

O nome do padroeiro foi escolhido por sugestão do Padre Elídio Mantovani, que levou em consideração a história do município de Barueri que surgiu de um aldeamento indígena. Em 1556 o Padre José de Anchieta construiu a Aldeia de Barueri e a primeira capela. No dia 21 de novembro de 1560 ele rezou a primeira missa do município na Capela Nossa Senhora da Escada.

Atualmente a comunidade é composta por 1500 pessoas que participam das celebrações e pastorais.

O objetivo geral é evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao reino definitivo. (7º Plano Diocesano de Pastoral 2011-2015)

Oração do Padroeiro da Comunidade (São José de Anchieta)

Bem-aventurado São José de Anchieta, missionário incansável e Apóstolo do Brasil abençoe a nossa Pátria e a cada um de nós. Inflamado pelo zelo da glória de

Deus, consumistes a vida na promoção dos indígenas, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado e vosso Exemplo frutifique novos apóstolos e missionários em nossa terra.

Professor e mestre, abençoe nossos jovens, crianças e educadores. Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e abandonados e velai por todos aqueles que mais necessitam e sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e do Mundo. Através de Maria Santíssima, que tanto venerastes na terra, iluminai os nossos caminhos, hoje e sempre. Amém.

Center map
Tráfego