Notícias › 24/03/2021

PROJETO GERA RENDA E GARANTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL, EM TOCANTINS

O projeto “Resgatando Vidas e Promovendo a Dignidade da População Menos Favorecida”, da diocese de Miracema, no Tocantins, recebeu o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade em 2019.

A iniciativa buscou implantar hortas familiares que foram instaladas nas cidades de Miracema e Campos Lindos, ambas em Tocantins, para despertar o interesse das famílias no sentido de cultivar hortaliças, frutas e verduras em suas casas, lotes baldios, melhorando a alimentação diária e visando uma melhor qualidade de vida, diminuindo os problemas de saúde oriundos de uma má alimentação. O projeto também buscou despertar nessas famílias o espírito de empreendedorismo através da geração de renda, fundamental, principalmente nesse período de pandemia.

Segundo a coordenação do projeto, com o aporte do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), na horta de Miracema, foi construída novas estruturas de cobertura, novos canteiros e assim mais famílias puderam ser atendidas e fazer parte do projeto. Já na horta farmácia viva, houve todo o processo de instalação dos canteiros em alvenaria, para garantir maior permanência da água nos canteiros, bem como a construção da estrutura para receber a cobertura.

Após a implementação de ações e atividades propostas no projeto, a coordenação informou que houve a ampliação no número de famílias que compõem os projetos hortas familiares da diocese. “Foi constatada a mitigação dos impactos causados pela pandemia da covid-19, graças a oportunidade de geração de renda, além do despertar do empreendedorismo em cada membro participante e a garantia de que as áreas tem capacidade produtiva por um bom tempo, garantindo parte do sustento das famílias envolvidas”, disse.